Beach Tennis

O Beach Tennis ou Tênis de Praia é um esporte que surgiu de uma mistura de tênis, vôlei de praia e badminton. Surgiu na Itália, mais precisamente na província de Ravenna, na década de 1980. Hoje já existem mais de um milhão de praticantes espalhados pelo mundo. O órgão internacional responsável pela modalidade é a ITF - International Tennis Federation - que realiza o "ITF Beach Tennis World Championships", o torneio mais importante de beach tennis do calendário, realizado no Foro Itálico, em Roma.


Países onde encontra-se beach tennis: Itália, Brasil, França, España, Rússia, Estados Unidos, Japão, Portugal, República Tcheca, Bermudas, Holanda, Aruba, Austrália, Curaçao.

  • Beach Tennis no Brasil
  • Regras do Beach Tennis
  • O Beach Tennis chegou ao Brasil em 2008 através de uma iniciativa de Leopoldo Correa, Adão Chagas e Pedro Dias. Uma das pioneiras da modalidade no Brasil foi a tenista bi-campeã panamericana Joana Cortez.


    Cidades brasileiras onde encontra-se beach tennis: Rio de Janeiro, Fortaleza, Santos, Vitória, Florianópolis, Porto Alegre, Mogi das Cruzes, Guarujá, João Pessoa, Salvador, Campina Grande e agora no SCEC em São Caetano do Sul.


    O Beach tennis promove saúde e qualidade de vida, melhora o condicionamento físico aeróbico, anaeróbico, força muscular e resistência muscular MI (membros inferiores) e MS (membros superiores). Os golpes mais usados são: voleio, lob, smash e saque.


    O Brasil já possui grandes resultados em torneios internacionais, tendo conquistado bronze no Campeonato Mundial em Ravenna (2008) e ouro na Copa das Nações em Aruba (2009).

    JOGO - O objetivo do jogo é devolver a bola recebida, sem ressalto no chão, para o campo adversário. SORTEIO - A escolha de lado, servidor ou recebedor é feita por sorteio.


    MUDANÇA DE LADO - Quando a totalidade dos pontos for impar, os jogadores trocam de lado.


    PONTUAÇÃO - A pontuação é 15, 30, 40, ganha o jogo quem chegar no 40, caso haja empate na pontuação do game é morte súbita, ou no ad.


    ENCONTROS - No jogo simples, joga à melhor de 6 jogos e nas duplas à melhor de 9 com diferenças de 2 jogos. Em caso de empate vai para o tie-break.


    TIE BREAK - Quando existe uma igualdade de jogos a 6a6 ou 9a9 realiza-se um tie-break. No tie-break vence o jogador que primeiro chegar a sete com diferença de dois ou a outro número com a mesma diferença. Os jogadores mudam de lado sempre que fizerem quatro pontos.


    SERVIÇO - É efetuado atrás da linha de fundo. No jogo em dupla mista o jogador masculino é obrigado a servir por baixo. Existe apenas um serviço e a bola deve ser atingida antes de tocar o solo.


    FALTA NO SERVIÇO - É considerada falta no serviço se: a bola sair fora da área do campo, a bola atingir um objeto permanente, o jogador entrar no campo antes de bater a bola.


    SERVIÇO TOCA NA REDE - Sempre que o serviço tocar a rede a jogada continua. Não existe repetição. As regras apresentadas são básicas. Para situações não referidas ou omissas deve-se consultar as regras oficiais.


    ÁREA DO JOGO - A dimensão do campo de Beach Tennis na modalidade de singulares é 16x5m e de pares 16x8m, dividido ao meio por uma rede com 1,70m de altura.


    Obs.: Pode ser jogada na areia ou na grama, sendo que na grama as dimensões da quadra são as mesmas, mas a rede é de 1,85m de altura.


    As categorias e o número de games jogados variam dependendo da organização do torneio. As principais categorias são: simples feminina, simples masculina, dupla feminina, dupla masculina e dupla mista. No Brasil, os torneios geralmente incluem as categorias: profissional, A, B, máster +45, iniciante e infantil.